A Mesa Posta

Na sua vida tumultuada o pintor Pancetti, com seus amores que sumiram com a mesma rapidez que surgiam, tem de muito estreito com o poeta Castro Alves. O poeta deixou-me entrever a história da noiva Leonídia, que por sua vez me fez entrar no universo feminino. Leonídia teria sido uma das amantes do poeta Castro Alves que acabou sua vida num hospício, lamentando no seu prontuário o lar desfeito e a lembrança da paixão vivida com Castro. Tudo isso guardado na sua memória de “noiva e casada a um tempo só.”

Passei anos pesquisando essa história da noiva Leonídia e que trabalhei na exposição TeCido do Corpo Social (setembro/2004) desnudando esse universo do noivado ainda presente no imaginário feminino. Caminho agora tomando como ponto de partida Anita, a esposa de Pancetti, hóspede da casa nº 401. O silêncio de Anita seu mundo obscuro confinado no lar, catando cada caco da louça jogada raivosamente por Pancetti. Á mesa não Posta, mas destruída. Entrelaço a esse silêncio ao de uma mulher de iniciais H.B.F., que conheci e como Anita catava o que restava da louça, presente de casamento.

Lares em cacos, destruição de ilusões e o ato de catar os cacos. São gestos que meu trabalho tentará mimetizar, reunindo louças intactas com frases referentes ao feminino e todo o imaginário que perpassa e que encobre antigos preconceitos. Nas louças serão impressos frases colhidas de jornais e revistas e o espectador terá que quebrar. Os cacos das louças depois serão reunidos como um mosaico de palavras em uma parede.

Este é o mundo desfeito, que pretendo “construir” na casa de nº 401, o mundo do silêncio de muitas Anitas.

 

 


Ana Maria da Silva Fraga

Formada em Licenciatura em Desenho e Plástica pela Universidade Federal da Bahia, 2003.1
Artista Plástica
Aluno Especial do Mestrado de Belas Artes

Exposições :

Âmago, coletiva, Coletiva Casa do Benin, Salvador, 2001, Instalação

Cada Um, Um olhar, coletiva, Casa de Angola, Salvador, 2002, Pintura

O Livro, coletiva, Coletiva, Centro de Memória dos Correios, Salvador, 2003, Objeto

O TeCido do Corpo Social, Coletiva Instituto Feminino, Salvador, setembro de 2004 - Artista convidada- Instalação e Objeto

Publicações:

Inserção na Revista Cultural Ohum- Revista Virtual do programa de Pós Graduação em
Artes Visuais da Escola de Belas Artes, UFBA. Ano I N° 01, out. 2004.

 

  porta de entrada