A nova mania na Internet

Valmar Hupsel

  Lembra que, quando criança, fazia-se de tudo para ler o que estava escrito no diário de outra pessoa e descobrir assim todos os seus segredos? O que antes era considerado pecado mortal tornou-se acessível a todos na rede mundial de computadores. A novidade que virou mania entre os internautas é o Blog, site pessoal onde o ‘blogger’ ou ‘blogueiro’ publica freqüentemente seus pensamentos, opiniões e trabalhos, como um diário on line.

À primeira vista, o blog confunde-se na sua forma com uma home page qualquer, mas a diferença está na sua facilidade de acesso e atualização das informações, que possibilita uma maior praticidade e interação entre o blogueiro e seu público. Pela sua funcionalidade, o blog também leva vantagem nas outras formas de relacionamento virtual (e-mail, chats, instant messages, listas de discussão, etc). Para saber algo sobre alguém, basta acessar seu blog e lá estará tudo o que foi publicado pelo seu dono, seus pensamentos e opiniões, em ordem cronológica.

Segundo o editor do Guia de Sites na Internet , J. P. Sartori Filho, o termo blog é um neologismo derivado de duas palavras de origem inglesa, que definem bem o que quer significar o termo: Web (rede) e log (diário de bordo onde os navegadores registravam os eventos das viagens, principalmente aqueles ligados ao clima). Trata-se, portanto, de um diário pessoal com acesso público, onde o blogueiro envia suas idéias para uma gama infinita de receptores, como uma mensagem na garrafa lançada ao mar.

Coisas pessoais

“Em meu blog, coloco coisas que são pessoais, mas sem parecer um diario, coloco trabalhos, mas sem parecer um portifólio. Deixo de uma forma que eu possa usar para mostrar a um cliente ou a um amigo”, conta o webdesign e artista plástico Bruno Marcello. É impossível estimar quantos blogs existem hoje no mundo e até mesmo na Bahia. Bruno estima que haja mais de cinqüenta blogs no seu ‘favoritos’ e garante que conhece a maioria de seus donos. Em janeiro deste ano os blogueiros da cidade organizaram, inclusive, um encontro onde puderam trocar experiências e interagir pessoalmente.

Segundo a psicóloga, Juliana Mesquita, o blog é mais um fenômeno do mundo moderno em que o homem busca conforto para a sua solidão, pois já não há um conceito bem estabelecido de grupo, como nas sociedades medievais, por exemplo. Neste contexto, valoriza-se muito mais o indivíduo e não a individualidade, e o homem busca artifícios na sua busca para se encontrar. “Por isso é que há um grande interesse na vida alheia. Daí é que vem a explicação do sucesso garantido dos reality shows”.

Próprio blog

Não precisa gastar dinheiro nem ter avançado conhecimentos de informática para ter o seu próprio blog. Além de, claro, computador e acesso à internet, é necessário um programa de construção do blog, com os artifícios necessários para acessar seu blog e fazer os registros (posts) que desejar. Alguns portais facilitam a vida dos marinheiros de primeira viagem, como o IG e Globo.com. E, caso haja interesse em conhecer blogs brasileiros é só visitar o Blogalize, um diretório com mais de 1500 blogs na língua portuguesa.

Mas, nem todo mundo se sente à vontade de se expor. A idéia de ter a sua privacidade invadida por pessoas que ele não conhece assustou o estudante de comunicação Victor Aloi. Ele conta que fez seu blog para que seus amigos tivessem sempre notícias suas, mas desistiu quando percebeu que sua página estava sendo acessada por quem ele não conhecia. “No início, eram cinco a seis acessos por dia. Eram meus amigos, para eles não tenho segredo. Mas logo estavam tendo cerca de 40 acessos diários, de diversos países. Me senti invadido e desisti”, conta.

Lembra daquela excitação que você sentia para saber o que sua amiga (ou amigo) estava escrevendo no seu diário? Esqueça, pode estar na internet.

>Voltar