Mais de nove mil pessoas assistiram a espetáculos

do teatro baiano em maio

Catarina Mattos

A produção teatral baiana ocupa hoje cerca de 70% da agenda das casas de espetáculos da cidade, ao contrário do que ocorria há alguns anos. Mesmo assim, há muito a se fazer para garantir bom público. Como parte das estratégias para divulgar e valorizar o teatro local foi criada uma campanha que promoveu a exibição de oito espetáculos na cidade, ao mesmo tempo, com forte apelo da mídia. Tal iniciativa levou mais de nove mil baianos aos teatros durante o mês de maio.

“O público baiano vem criando intimidade com artistas locais e com o nosso teatro e, de imediato, se identifica e se orgulha dos tantos atores que despontam na mídia nacional. Mas, ainda assim, é pequena a freqüência de público nos teatros”, explica a produtora cultural Eliana Pedroso, uma das idealizadoras do projeto Teatro Baiano - Emoção ao Vivo. “Precisamos conquistar a iniciativa privada para patrocinar o teatro baiano, e ações como esse projeto podem contribuir com isso, uma vez que aumenta a sua visibilidade e eleva o seu status junto à comunidade”, diz Virgínia Da Rin.

Novos públicos

Parte da estratégia é a conquista de novas platéias, principalmente aquelas formadas por pessoas que não consomem esse tipo de expressão artística local por preconceito e também por falta de um trabalho de comunicação que as atinja de forma eficaz, despertando o interesse pelo teatro baiano. “Pois essas mesmas pessoas não deixam de incluir, em viagens ao Sul do país e ao exterior, programas teatrais”, explica Virgínia Da Rin.

Para alcançar o objetivo, afirmam Pedroso e Da Rin, é preciso enxergar a produção teatral da Bahia sob o ponto de vista empresarial, mercadológico, mas sem perder os rumos estéticos e as peculiaridades dessa linguagem artística. Para isso, é preciso que seja dado ao teatro baiano maior visibilidade, além de agregar serviços de conveniências como entregas de ingressos em domicílio, vendas de ingressos pela internet, serviços de estacionamentos com manobristas, sites, reservas de bares e restaurantes, proporcionando maior comodidade para um público que é cada vez mais exigente.

A campanha Teatro Baiano - Emoção ao Vivo teve duração de um mês e voltará acontecer no segundo semestre - em agosto. Os espetáculos exibidos na primeira edição ocuparam teatros diferentes: “Seu Bonfim”, no Teatro Gregório de Matos; “O vôo da asa branca”, Teatro ACBEU; ”Capitães da areia”, no Teatro ISBA; “Cabaré da RRRaça”, Teatro Vila Velha; “Ensina-me a viver”, Sala do Coro TCA; “Na bagunça do teu coração”, Teatro Jorge amado; “Playback”, Teatro Diplomata Patamares e “Umbigüidades”, no Teatro Módulo. As casas de espetáculo foram selecionadas a partir das suas estruturas, assim como as peças, que foram escolhidas por serem de excelente qualidade.

Veja Mais:

Opinião dos diretores

> Voltar