Programas na internet ajudam a criar rádios online

Renato Rocha

Criar uma rádio online está cada vez mais fácil. Programas específicos baixados na internet, gratuitamente, facilitam a vida do internauta na construção de rádios para a web. Com um computador doméstico, uma conexão permanente, alta velocidade, à internet e um software apropriado, é possível transmitir informação e música online. É necessário apenas que o internauta tenha em seu computador um encoder - codificador - que pode ser de qualquer versão do Windows Media Player.

Se o link interessa, o ouvinte virtual baixa o conteúdo para o seu próprio computador e pode, inclusive, escutar a programação offline, usando um Real Player  ou Media Player. A tecnologia que transforma o som em corrente digital é chamada “stream” (corrente). Existem programas na rede, os Web Jockeys, que habilitam um operador de PC ordinário a realizar tudo o que um DJ é capaz de fazer, como mixar voz e música e produzir playlists.

Segundo dados do site radios.com <http://www.radios.com.br/> existem hoje, na internet, mais de cinco mil emissoras desse tipo, com programação para todos os gostos musicais. A qualquer momento do dia ou da noite, você pode ouvir os principais sucessos da música brasileira, inglesa, espanhola, ou seja, do mundo inteiro. Através das rádios é possível acompanhar o noticiário online de uma emissora na Macedônia e até mesmo saber como está o trânsito em Moscou.

O baiano Ubirajara Santos, 25 anos, estudante de publicidade na Universidade Tiradentes, Unit, de Aracaju, é um dos que aderiram às facilidades de construir uma rádio própria na web. “É muito simples manter um programa na internet. Existem no mercado diversos softwares que facilitam o trabalho depois de instalados, fornecendo um passo a passo”, disse.

Para Ubirajara, a grande diferença dos meios convencionais e da internet é que as pessoas ouvem rádio ao mesmo tempo em que realizam outras atividades, como lavar os pratos. No caso do rádio online, as atividades complementares geralmente estão ligadas ao próprio computador o que termina proporcionando uma interatividade maior”, relata.

Leia Mais:

União européia da música

Link de rádios on-line na Bahia

> Voltar