GRIPE X RESFRIADO

Segundo os médicos procurados pela reportagem do Sobretudo, a maioria dos pacientes não sabe distinguir gripe de resfriado. O que acaba causando complicações futuras, principalmente nas pessoas que se automedicam. “Quem toma remédio de gripe para combater um resfriado pode ficar com hipotermia (temperatura do corpo abaixo do ambiente externo), agitação e ataque cardíaco”, disse o médico do Centro pediátrico Hossanah Oliveira, vinculado a Universidade Federal da Bahia,Ney Boa Sorte.

Para Barros, no Brasil, o que sempre ocorre é um processo viral de infecção nas vias aéreas respiratórias, considerado normal na infância pelo contato que as crianças têm com os coleguinhas de escola, vizinhos, etc. “Gripe mesmo no Brasil não existe desde do ano de 1957”. Já para Ney Boa Sorte “Todo ano no Brasil existe casos de gripe, claro que não é igual ao número de resfriado”.

Sintomas idênticos

Os sintomas da gripe e do resfriado são os mesmos: coriza, espirro, corpo mole, febre, dor de cabeça, falta de apetite. No caso mais grave pode virar uma bronquite, pneumonia, rinite alérgica e laringite. Essas doenças podem ser causadas por vírus ou então bactérias. 

Saiba as diferenças entre gripe e resfriado:

Resfriado - é uma pequena infecção das vias aéreas superiores (garganta e nariz). Essa doença pode ser causada por vírus, bactérias ou alergia, quando não curado pode virar rinite, gripes, e em infecções graves nas vias respiratórias. Ter febre alta é raro. E no geral um resfriado dura de cinco a oito dias.

Gripe - é causada pelo vírus influenza e normalmente a pessoa tem febre  alta e dura de três a quatro dias, as dores no corpo são intensas. A fadiga pode durar de duas a três semanas, acompanhada de tosse freqüente, que pode virar bronquite, sinusite, ou pneumonia.  

 > Voltar