CDI

O Comitê para Democratização da Informática (CDI) é uma organização não-governamental e sem fins lucrativos que promove programas educacionais e profissionalizantes - Escolas de Informática e Cidadania (EICs) -, com o objetivo de reintegrar os membros de comunidades pobres, principalmente crianças e jovens, diminuindo os níveis de exclusão social no Brasil e em todo o mundo.

O comitê foi fundado em abril de 1995, e em novembro do mesmo ano adquiriu a categoria de ONG. No mesmo período, chegaram pedidos de pessoas e entidades de outros estados brasileiros para fundarem comitês regionais. Desde então, o CDI tem crescido e hoje atua em parceria com organizações comunitárias, chegando a trabalhar com 311 EICs no Brasil e 25 nos CDIs internacionais, registrando mais de 94 mil estudantes. A entidade fornece a estas escolas o auxílio técnico, treinamento de professores e desenvolvimento do programa de estudos (metodologia), além de fornecer software e equipamentos de informática arrecadados em campanhas de doações. As EICs oferecem treinamento nos pacotes básicos de software, tais como Windows, Word e Excel e tem como meta maximizar as oportunidades no mercado de trabalho para jovens de comunidades carentes.

Criado há um ano e meio na Bahia, o CDI no estado começou com sede no Centro de Processamento de Dados da Universidade Federal da Bahia. Hoje, com sede própria, passa por um processo de solidificação e estruturação, sob a coordenação de Maria Oliveira.

>Voltar