Tipos de bancos de leite
Criado no Brasil na década de 30, o Banco de Leite Humano (BLH) é um centro especializado e obrigatoriamente ligado a um hospital materno ou infantil, responsável pela promoção e incentivo ao aleitamento materno e execução de coleta, processamento e controle de qualidade, leite de transição e leite humano maduro, para posterior distribuição, sob prescrição médica ou de nutricionista. É uma instituição sem fins lucrativos, sendo vetada a comercialização de produtos por ela distribuídos.
Alguns bancos têm sistema de coleta externa, a domicílio, e cada doação é tratada individualmente, porque o leite deve ser liberado para idades específicas, e não se pode juntar todo tipo de leite num vasilhame.
Tipos de bancos:
Tipo Francês: Caracteriza-se pela coleta de leite a domicílio. São estabelecidos . horários prévios para coleta e recolhimento do leite no Banco que deve ser realizado no menor tempo possível. O número de doadores deve ser proporcional à demanda e o seu tratamento exige uma atualização constante.
Tipo Brasileiro: Caracteriza-se pela coleta realizada no próprio Banco de Leite. As doadoras comparecem a maternidade, pois não há serviço externo de coleta.
Tipo Misto: É constituído de um Banco de Leite (tipo brasileiro) dotado de um sistema de coleta externa (tipo francês). O veículo-coletor deve dispor de três áreas, no seu interior:
a) área de recepção e lanche;b) área de vestiário (cabine para a preparação da doadora);
c) área de estocagem do leite coletado (freezer, etc.).