Semana de Comunicação marcada pela homenagem à estudante assassinada

Catarina Mattos e Paula Rescala

A estudante de jornalismo, Josiane Mamédio, assassinada no último dia 18 de abril, foi homenageada durante a I Semana de Comunicação da FIB, que aconteceu de 22 a 27 de abril. Outro fato importante da Secom foi a apresentação do livro “Deus é inocente. A imprensa não”, do jornalsita da Rede Globo, Carlos Dorneles.

O terceiro dia da Semana foi marcado pela homenagem à estudante de jornalismo, Josiane Mamédio. Colegas de Josiane escreveram em um cartaz palavras de protesto contra a violência e de conforto para família da aluna, e entregou ao irmão da estudante, que esteve presente durante a homenagem. “A homenagem foi uma maneira de mostrar nossa indignação pelo que aconteceu com nossa amiga Josie”, disse Gabriela, amiga e autora do texto da homenagem.

Durante a Semana ocorreram palestras voltadas para os cursos de Publicidade e Propaganda, Marketing e Jornalismo, além de oficinas. Mas, algumas salas ficaram vazias ou os alunos permaneciam até o momento da lista de chamada, depois saíam dos auditórios. Os estudantes demonstraram que não têm consciência da importância do evento para sua formação acadêmica.

“Esse tipo de comportamento demonstra que os alunos de comunicação não estão pensando em uma formação sólida, em agregar valor ao seu currículo e sim em ter um diploma. Certamente no futuro sentirão falta desse tipo de evento”, disse um dos organizadores da Secom e aluno do 6º semestre de Publicidade e Propaganda, Anderson Nunes.

A I Semana de Comunicação (Secom) atraiu cerca de 150 pessoas por dia. Os alunos assistiram à palestras e participaram de oficinas e mesas-redondas. A Secom é um projeto de extensão que complementa o processo de formação dos estudantes. “O processo educacional se faz também fora da sala de aula. É importante sair um pouco do formal, da sala, giz, quadro-negro”, afirmou o coordenador do curso de Publicidade e Propaganda, Charles Leahy.

Veja mais:

Oficina

Homenagem à estudante assassinada Josiane Mamédio

 > Voltar